A importância de respirar
- Priscila Izawa
- 30 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Respirar é aspirar o ar, reter para assimilação e troca e, depois, expelir o ar. Se considerarmos a definição no dicionário teremos que respirar é “absorver o oxigênio do ar e expelir o gás carbônico resultante das queimas orgânicas”.
É a primeira ação que praticamos ao nascer e a última antes de morrer.
A função principal da respiração é suprir nosso corpo de oxigênio, executando trocas gasosas entre nosso organismo e o meio, removendo o produto gasoso (dióxido de carbono) do metabolismo celular. A troca gasosa é realizada pelos alvéolos, nos pulmões, e o ambiente. Os pulmões participam também da manutenção do pH plasmático dentro da faixa fisiológica, regulando a eliminação do ácido carbônico (CO2).
Especialmente para as Medicinas Orientais, é através da respiração que absorvemos o Prana, o Chi ou Ki, fonte de energia adquirida essencial para o adequado funcionamento do corpo e a manutenção da energia vital.
Não respirar, ainda que por poucos segundos, afeta diversas funções e órgãos, podendo causar danos ao corpo e seu funcionamento, e até levar à morte.
Benefícios de respirar corretamente:
Longevidade e Jovialidade
Melhor desempenho aeróbico (atividades físicas)
Controle de Stress & Redução de Ansiedade
Aumento de disposição
Eliminação de Toxinas e Fortalecimento do Sistema Imunológico
Relaxamento Muscular e Redução de dores
Melhor desempenho do cérebro (raciocínio, memória, concentração)
Massagem das vísceras abdominais e coração
Equilíbrio do sistema endócrino, promovendo Redução e Controle de Peso
Desenvolvimento de autoconfiança, autocontrole e entusiasmo.
Por que respirar adequadamente pode trazer mais anos de vida?
A expectativa de vida dos animais depende, muitas vezes, do seu metabolismo. Os que têm um metabolismo mais lento geralmente vivem mais.
A produção de radicais livres nos organismos, incluindo o do ser humano, ocorre principalmente na queima dos nutrientes que são ingeridos por mitocôndrias a partir do oxigênio respirado. “Portanto quanto mais afobada for a respiração, e quanto mais alimento ingerir, mais radicais livres serão produzidos e mais rápido será o envelhecimento”, explica o professor de animais silvestres da faculdade de veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leonardo Bôscoli Lara. Segundo o professor, esta é a explicação de porque os animais que respiram lentamente e comem pouco proporcionalmente e com metabolismo mais baixo tendem a viver mais.
É por isso que algumas espécies de tartarugas e baleias tem expectativa de vida superior a 100 anos. Houve relatos de alguns casos encontrados com até 500 anos. Sua respiração é completa e seu ciclo bem lento, promovendo o mínimo de queima de nutrientes e o envelhecimento celular.
Respire corretamente, viva mais e melhor!



































Comentários