Visão Integral significa tratar o Doente e não somente os sintomas
- 30 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Nem sempre é fácil, nem sempre o paciente tem paciência, mas as terapias integrativas buscam cuidar do paciente de uma forma mais profunda: identificar e tratar as causas da doença.
Esta é a proposta destas terapias, que além de se fazerem valer de uma visão integral do paciente, permite a integração de diversas técnicas, em busca daquela que mais se adeque a ele, aquela que ele responda melhor.
Há protocolos, procedimentos padrões, avaliações para diagnose ao se iniciar uma terapia.
Porém, mais do que isto, acompanhar o tratamento, buscar feedback, reações, o que ele diz e também o que ele não diz, permite encontrar a melhor forma de tratar a doença, chegar até a causa e enfim direcioná-lo para que se cure. O paciente inclusive é parte fundamental deste processo.
Exemplifico citando um paciente que apresentava um quadro de urticária, febre alta e fraqueza. Foi diagnosticado com gripe e alergia, tomando antialérgico e antitérmico. E como terapias complementares: Reiki e Florais genéricos para melhorar a baixa imunidade. O quadro não se alterou após as 72h. Na verdade dores no estômago começarem a refletir o uso constante do antitérmico, causando até vertigem, e a ideia seria retornar ao médico.
Neste momento, ao questionar o paciente se havia alguma situação que o estaria incomodando, o paciente relatou crises diárias de tristeza pela perda de um ente querido, há alguns meses. Ao se iniciar um tratamento para lidar com este luto, através de florais específicos, auriculoterapia, reiki e constelação estrutural, percebeu-se uma melhora imediata na febre e na urticária. E a conclusão do paciente foi: "estou muito feliz, aquela tristeza não me incomoda mais, estou leve", e retomou às atividades normais.
O paciente muitas vezes apresenta desequilíbrio energético, o que favorece alguma patologia no corpo físico, mas a causa pode muitas vezes estar no âmbito mental e emocional.
Devemos tratar os sintomas, pois costumam ser sua principal queixa ao chegar no consultório. Mas o compromisso, se ele assim permitir, é buscar as causas para que ele se conheça melhor, saiba como reage em determinadas situações, conheça seu eixo de desequilíbrio energético, e gerencie melhor a sua própria Saúde.































Comentários