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Reiki nas Empresas?

  • Priscila Izawa
  • 14 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Muitos me fazem esta pergunta justamente porque não sabem exatamente o que é o reiki. Outros conhecem, mas não imaginam alguém aplicando uma técnica de terapia integrativa no escritório.


Mas alguns que já viram colegas reikianos acudindo alguma situação emergencial. Ou alguém fazendo autoaplicação se estiver passando mal. Já notaram este movimento do reiki chegando ao ambiente de trabalho.


E algumas empresas passam a apoiar a aplicação do reiki por seus funcionários, e até oferecer cursos de reiki para sua equipe, ou pelo menos a liderança. Pois é simplesmente uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Atualmente se fala muito em coaching de vida e carreira, empoderamento, resiliência, inteligência emocional, empreendedorismo pessoal, positivismo, clima organizacional, e já podemos incluir o termo Inteligência Espiritual.


Mas o que é o Reiki? É uma terapia, um procedimento que qualquer pessoa pode utilizar para trazer bem-estar, equilíbrio e saúde em uma visão integral, ou seja, no nível físico, energético, mental, emocional e espiritual.


É uma técnica milenar de imposição de mãos, que promove um equilíbrio energético. E mais do que isto, os princípios da prática do reiki podem se alinhar perfeitamente a qualquer departamento de RH. Não se irritar, ou trabalhar de forma honesta, são orientações para serem praticadas diariamente, e facilitam a gestão de uma equipe.


Vejam alguns benefícios que alguns alunos e colegas Mestre de Reiki já me relataram.

  1. Redução de ausências, licenças médicas, abandonos de emprego por doenças físicas e mentais (depressão, pânico, stress, estafa, síndrome de burnout, insônia, hipertensão, gripes e resfriados, enxaquecas, dores diversas).

  2. Reduz sentimentos que desequilibram o ambiente corporativo (reuniões, atendimentos, treinamentos) como agressividade, irritabilidade, intolerância, insegurança, competitividade extrema, falta de empatia, incapacidade de ouvir, distração, excesso de pensamentos, procrastinação, falta de persistência)

  3. Fluidez nas atividades diárias, nas reuniões, quando se precisa compartilhar, delegar, apoiar, redirecionar, dar feedback, comprometer, adaptar a mudanças, priorizar e focar, concentrar-se, colocar limites, organizar-se, buscar soluções criativas, lidar com a pressão, negociar, treinar, aprender.

  4. Aumento da produtividade aliada a um ambiente corporativo acolhedor, que incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional comprometido com o fortalecimento da própria empresa.

O funcionário que conhece a técnica, aprende a aplicá-la e busca seguir seus princípios, consegue alinhar sua vida pessoal com sua vida profissional. E seus propósitos se alinham aos da empresa, e sua jornada de vida é tão rica e agradável quanto a própria linha de chegada.


A empresa que conhece o reiki consolida uma cultura corporativa que respeita as inteligências intelectual, emocional e espiritual. Ela demonstra respeito à individualidade e à complexidade de cada um. E recebe em troca mais que comprometimento, um sentimento de pertencimento.





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