top of page
Posts Em Destaque

Você sabe respirar corretamente?

  • Priscila Izawa
  • 30 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

Problemas como poluição e correria da vida moderna estimulam nossa respiração ser cada vez mais superficial, de forma a não utilizar a capacidade total do pulmão e nem aproveitar todo o oxigênio inspirado.


A respiração é um ato às vezes voluntário e às vezes involuntário. Os movimentos involuntários são automáticos e estão sob o comando do sistema nervoso central, por intermédio do bulbo, no qual o pensamento não participa. A parte voluntária dos músculos respiratórios possibilita o controle consciente dos movimentos. Desse modo, podemos intervir a qualquer momento, colocando a respiração sob o controle da vontade. Assim, torna-se possível interromper a respiração por alguns instantes, bem como variar o ritmo respiratório, possibilitando-nos falar, comer, cantar, etc.


O ritmo respiratório reflete nosso estado emocional


Quando estamos ansiosos, a respiração é rápida e curta. Durante um período de medo, aumentamos o intervalo respiratório. Se estivermos apavorados, respiraremos em descompasso. Algumas vezes o stress tenciona a musculatura e o diafragma a ponto de interromper a respiração, e o movimento involuntário cessa momentaneamente.


Além de refletir a condição interior, o ritmo respiratório também influencia na alteração desse estado, bastando para isso controlar a respiração e alterar seu compasso. Um bom exemplo disso é quando alguém está muito agitado ou nervoso, e lhe dizemos: "Calma, respire fundo". De fato, a calma advém da alteração do ritmo respiratório.


Exercícios Respiratórios


As técnicas respiratórias são importantes para adquirir e manter a saúde e serenidade interior.

Várias filosofias orientais utilizam esses métodos e obtêm excelentes resultados. A prática de exercícios respiratórios promove saúde e bem-estar.


A respiração é um veículo de comunicação entre o mundo interno e o meio externo. Como seres humanos, trazemos em nosso ego a tendência de mergulhar no isolamento, sendo a respiração um elo de contato com o mundo externo, que impede de nos isolarmos. Ela representa uma constante sugestão de integração harmoniosa com o ambiente. A respiração é composta de duas etapas: inspiração e expiração.


A inspiração é a absorção do oxigênio contido no ar, que é levado aos corpúsculos vermelhos contidos no sangue. É o ato em que os elementos externos penetram no mundo interno. Inspirar refere-se à sua capacidade de absorver a vida.


A expiração promove a eliminação do gás carbônico produzido pela oxidação das células. Expirar é expelir conteúdos provenientes do interior do organismo, que são lançados no ambiente externo. Esse ato relaciona-se à sua capacidade de se expor e deixar fluir seus conteúdos interiores. É a livre expressão de si.


Seguem algumas técnicas simples de respiração para que se restabeleça um padrão de respiração mais saudável e consciente.


1. Respiração Abdominal - Lenta e tranquila

Sente-se numa cadeira ou deite-se confortavelmente. Coloque uma mão sobre o peito e respire fundo. Agora coloque a mesma mão na base de seu estômago e torne a respirar profundamente. Concentre-se em seu estômago e encha de ar apenas seu diafragma. Repita de 6 a 8 vezes, e em seguida respire procurando preencher de ar tanto o diafragma quanto o peito.

Isso será de grande proveito para amenizar sua ansiedade. Também utilizado para quem busca concentração imediata.

2. Respiração Completa

Deitado de barriga para cima ou sentado confortavelmente, inale pelas narinas, enchendo gradativamente as partes baixa, depois média e por último alta dos pulmões . Ao exalar sinta o ar saindo também gradativamente (ao contrário) da parte alta, média e baixa dos pulmões. Repita várias vezes. Quanto mais se pratica, mais profunda e lenta se torna a respiração.


3. Respiração Quadrada (Regular)

Consiste em respirar pelo nariz um mesmo padrão de tempo (ex: 5 segundos) as 4 fases da respiração: Inspiração/Pausa Pulmão Cheio/Expiração/Pausa Pulmão Vazio.

Alternativa: Para um relaxamento mais profundo pode-se fazer uma expiração mais longa, com o dobro do tempo que a inspiração.


4. Respiração Rápida

Inspire naturalmente utilizando respiração completa e expire pelo nariz, rapidamente expulsando o ar dos pulmões com a força do abdômen. Repetir varias vezes ( 30 ou 40 expirações).

Promove uma maior oxigenação do corpo, especialmente do cérebro. Pode ocorrer um pouco de tontura, mas trará uma energia extra para promover uma maior atividade cerebral, em busca de criatividade e resolução de problemas.


Atividades que promovem melhor controle da respiração:

  • Yôga & Pranayamas

  • Artes Marciais

  • Tai chi chun / Liang Kong / Chi Kung

  • Meditação

  • Canto

Saiba mais:


- Exercícios Respiratórios de Cura: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=07065

- Pranayamas diversos:

http://www.humaniversidade.com.br/boletins/pranayama.htm

- Exercícios de Respiração no auxilio de tratamento de problemas no nariz

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/exercicios-de-respiracao-podem-melhorar-problemas-no-nariz.html



Comentários


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

Atendimento Online ou Presencial

Rua do Serimbura, 320  - Sala 25, Columbia Office - Vila Ema  - São José dos Campos/SP

(12) 99157-7024                   priscilaizawaterapias@gmail.com

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Facebook
bottom of page